quarta-feira, 5 de março de 2008

Educação Fisica Progressista ,Ghiraldelli Jr. Paulo ,São Paulo 1998 Edições Loyola

O autor aborda as concepções da educação física como higienista, militarista, pedagogicista, competitivista e popular tendo o autor um senso critico a cada concepção.
A educação física higienista ela não se responsabiliza somente pela saúde individual das pessoas, mas vislumbra a possibilidade e a necessidade de resolver o problema da saúde pública pela educação.É uma concepção que se preocupa em erigir a educação física como agente de saneamento público.
Militarista ele tem como objetivo a obtenção de uma juventude capaz de suportar o combate, a luta a guerra, a educação funciona mais como selecionadora de elites condutoras que distribuem melhor os homens e as mulheres visando assim à formação do cidadão soldado.
Pedagogicista tem concepção de reclamar da sociedade a necessidade de encarar a educação física não somente como pratica capaz de promover saúde como também uma pratica eminentemente educativa.
Competitivista é mais voltada para a organização popular e para o culto do atleta-heroi.
Popular ela não revela uma produção teórica abundante e de fácil acesso não estando assim preocupada com a saúde publica por se entender que essa questão não pode ser discutida independentemente do levantamento.
A educação física higienista é produto do pensamento liberal. Por estar advogando o cultivo do corpo Rui era acusado de materialista pelas tendências intelectualistas-espiritualistas.
O objetivo a atingir com a militarização espiritual era a formação de elite representativa. A física pedagogicista está impregnando as teorias psicopedagogistas de Dewey e da sociologia de Durkheim.
A educação física popular é uma concepção de ed. Física emergindo prática social dos trabalhadores de especial ligada aos grupos vanguardas do movimento operário e popular e essa educação não pode ser encontrada em forma imaculamente pura na sociedade.

Ana Carla 1° Semestre
Curso Ed. Fisica

Um comentário:

Fundamentos e Concepções Educação Física Esporte disse...

Prezada Ana Carla,
Arrume o título da seguinte forma e justifique\alinhe o texto:
Resumo: GUIRALDELLI JUNIOR, Paulo. Introdução; As filosofias subjacentes às concepções de educação física. Educação física progressista: a pedagogia crítico-social dos conteúdos e a educação física brasileira. São Paulo: Edições Loyola, 1998.
Lembrando que um resumo deve ser escrito cumprindo os critérios de: exposição do tema central (primeiro), exposição da perspectiva do texto (segundo) e apresentação dos argumentos do texto (terceiro). Cada um dos três critérios vale 0,3. a soma dos três dá 0,9. O 0,1 para atingir 1,0, é referente à sua autonomia na escrita.
Você apresenta parcialmente, logo de início, o tema central e a perspectiva do autor (dois primeiros critérios). Quanto ao tema central, você deveria ter sido mais enfática e clara. A partir disso, adianto que o “tema central do texto é a apresentação das cinco principais correntes da educação física brasileira segundo a visão de Guiraldelli Junior, cuja perspectiva é história, sociológica, filosófica e crítica”. Quanto ao restante do resumo, está bom. Embora, você tenha se prendido muito às palavra do texto. Tente ser mais autônoma na escrita. Sugiro que você explore um pouquinho mais a “Educação Física Competitivista”. Porém, só faltou um detalhe para cada concepção, os respectivos pensamentos que originam cada uma das concepções. Em ordem: liberalismo, nazismo e fascismo, liberalismo, liberalismo e Movimento Operário e Popular. Embora no último parágrafo você repete novamente as concepções: higienista, militarista e popular segundo as filosofias subjacentes, pode retirar tal parte, pois é desnecessária a um resumo, para o qual, quanto menos repetições, melhor. É melhor que você já insira esses aspectos logo junto à exposição de cada uma delas. Sugiro também uma revisão ortográfica e gramatical.
Atenciosamente,
Prof. Renato Izidoro.