quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

Resumo:Oliveira Vitor Marinho.O labirinto In.O que é educação fisica.São Paulo Ed Brasiliense,1983

Ana Carla

A ginástica-etimologicamente é a arte de desenvolver o corpo nu.
A definição que Platão destinara é que a ginástica tem por objetivo regular a assimilação e a desassimilação e obter a simetria fisiológica da vida orgânica.
O médico renascentista Mercuriale conceituou ginástica como a capacidade de prever o efeito dos exercícios corporais e de conhecer a sua execução prática para obter e conservar a saúde e o bem-estar.
A ginástica artificial é deliberada pela fixação de alguns segmentos do corpo que localizam o trabalho muscular e articular, a ginástica natural implica a movimentação do corpo entendido como uma totalidade.
O professor de educação física adquiriu status profissional apartir dos conhecimentos sobre anatomia, fisiologia dentre outras disciplinas. O assunto torna-se fundamentalmente do professor quando a pessoa é liberada para o treinamento e não sendo doente, pois já não é mais paciente.
O jogo é toda ação livre desenvolvida dentro de certos limites de tempo e espaço. O culto voluntário e habitual do esforço muscular intensivo podendo ir até o risco foi afirmado ser um esporte por Coubertin.
Auxilio de Aurélio Buarque diz que a ciência é o conjunto organizado de conhecimentos relativos a um determinado objeto, sendo que a educação física já preterida por alguns como esportes e por outros consideravelmente como parte de uma ciência já reconhecida como a Medicina e Pedagogia.



Ana Carla Batista. 1° Semestre.

2 comentários:

Aprenda a Minerar disse...

Olá ana adorei o seu resumo vc foi bem completa no assunto, se aprofundou bastante,na minha opnão foi otima. disse q eu tinha alguns erros de portugues mais vou aperfeissuar mais vc tambem precisa concepção é com c e não com s rsrsrs bjs!!!

Fundamentos e Concepções Educação Física Esporte disse...

Prezada Ana Carla,
Lembrando que um resumo deve conter: exposição do tema central, perspectiva do autor e seus argumentos ou caminhos pelos quais passa para falar do tema e de sua perspectiva. Você inicia seu resumo não fazendo referência ao texto. Com isso, não fica claro a diferença entre o que você escreveu e o que escreveu Vitor Marinho de Oliveira. Sobre a perspectiva do autor, você não faz qualquer referência. Você inicia diretamente falando da ginástica, o que faz parecer que o tema central é a ginástica e não o problema da definição da educação física. Na seqüência você expõe as definições de Platão e Merculiare sobre a ginástica, quanto que você deveria apenas expor que o autor inicia a abordagem falando da ginástica grega em relação de diferença com a ginástica moderna de caráter artificial ou natural e mais restrito. Para um resumo isso seria o suficiente, pois, explicar, por exemplo, o que é a ginástica analítica, já deixa de ser resumo para tornar o início de um texto mais detalhado como uma síntese ou quem sabe as bases para uma resenha. Perceba que até esse ponto que estou me referindo, você já escreveu muito para um resumo, pensando que aí você está nas três primeiras folhas do texto. Daí por diante, seu resumo passa rapidamente pelo jogo, e sua possível transição para o esporte de rendimento. Concernente aos pontos que o autor aborda ao longo do texto– ginástica, medicina, cultura, jogo, esporte, política e ciência –, você só expõe a ginástica, a medicina, jogo e ciência, ainda tentando explicá-los em vez de apenas a escrita. Enquanto resumista você deve evidenciar a complexidade em se tentar definir educação física. Do contrário, você esquece de expor o que o autor escreveu, para assumir as palavras deste como se fossem suas. Pense que você vai preparar um leitor, através de seu resumo, para que ele possa ler o texto de Oliveira na íntegra.
Para tanto, vou lhe sugerir a seguir um modo de iniciar o resumo:

“O texto tem como tema central a problemática em torno do trabalho de definição da disciplina Educação Física. Para tanto é lançada a seguinte pergunta: o que é educação física? Para tentar responder a tal questão, Oliveira recorre aos estudos historiográficos e a uma reflexão filosófica – teórica e conceitual. Nesse sentido, o autor entende que educação física pode ter vários modos de aplicação á vida. O autor destaca algumas delas, por onde a educação física vem buscando sua definição: ginástica, medicina, cultura, jogo, esporte, política e ciência. Para tanto ele elabora uma didática por meio de algumas perguntas sobre esses pontos, para tentar desenvolver a problemática da definição da área...”

A partir daí você desenvolve em no máximo duas linhas cada um das áreas que implicam definições para a educação física. Leia o blog de alguns de seus colegas, além de meus comentários. Isso poderá ajudá-lo ainda mais.

Atenciosamente,
Prof. Renato Izidoro